domingo, 17 de outubro de 2010

História do JCC

           HISTÓRIA DO JCC

O programa de origem ao JCC, o Youth Crime Watch (Jovens Contra o Crime), foi criado nos Estados Unidos da América do Norte em 1979, como conseqüência direta de uma comunidade inconformada, que se uniu contra a injustiça após o caso de violência sexual contra uma jovem de 12 anos. O programa experimental Youth Crime Watch, inicialmente criado na Flórida, foi um sucesso total. No seu primeiro ano de implantação, o programa ajudou a reduzir os problemas de drogas e crimes nas escolas nas quais o projeto foi implantado.
As reduções foram em níveis superiores a cinqüenta por cento (50%). Igualmente importante foi a mudança nas atitudes dos estudantes. Eles estavam aprendendo que tinham o poder de fazer a diferença. Estudantes estavam notificando crimes, puderam-se notar resultados positivos e um significante aumento na moral dos jovens. O Youth Crime Watch se tornou uma entidade nacional em 1986 com a criação do Youth Crime Watch of América, uma organização sem fins lucrativos visando apoiar e dar seguimento ao sucesso do Youth Crime Watch, ajudando a difundir os ideais por todos os Estados Unidos da América do Norte.
No Brasil, desde fevereiro de 1999, o JCC vem alcançando resultados altamente positivos nas cidades de Bauru, Pirajui e Ribeirão Preto, todas no Estado de São Paulo, e diversas outras organizações policiais já estão planejando sua expansão. A PMMG também está implementando este programa, que se baseia na filosofia de polícia comunitária, através de ações coordenadas pelo Estado-Maior da PMMG.
No período de 11 a 22 Julho de 2005, a PMMG indicou 04 oficiais para participarem, na cidade de São Paulo / SP, do Curso Especial – Programa JCC II / 05, promovido pela então Diretoria de Assuntos Municipais e Comunitários (DAMCO) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), com carga horária de 90 horas/aula. E de forma pioneira, autorizou que o JCC fosse implementado em algumas escolas dos municípios de Piumhi (2ª RPM), Araxá (5ª RPM), Belo Horizonte (22/8ª RPM) e Uberlândia (9ª RPM), sob coordenação do EMPM, conforme projetos apresentados pelas respectivas Unidades de Execução Operacional (UEOp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário