Resolução de conflitos
Resolução de conflitos é um nome formal para a administração de problemas de uma forma que todos mantenham sua dignidade. Mesmo quando a resolução de conflitos não consegue uma solução ideal, ela tende a melhorar a situação; no mínimo, ela faz com que uma situação má não se torne ainda pior.
O que resolução de conflito pode fazer por você ou sua escola? Muitas coisas! Para iniciantes, ela pode simplesmente dar uma sensação de bem-estar ao ir para escola. Quando você aprende a se controlar em situações difíceis, você passa a não se preocupar muito com erros de julgamento, egos e disputa de poder. Quando você é quem determina o “andar da carruagem” – seja como administrador, ajudante, estudante, professor ou voluntário – sua atitude de agir de forma responsável demonstra liderança. Quando cometemos algum erro, devemos nos desculpar de forma adequada, de forma a resolver qualquer situação e se comprometer a agir de outra forma no futuro. Esse é o processo de eterno aprendizado e com o tempo cria menos stress para todos.
Siga esses simples passos para iniciar o componente ‘Resolução de Conflitos’ no seu programa JCC:
· Crie um comitê consultor para supervisionar a implementação.
· Avalie as necessidades e recursos para a implementação.
· Desenvolva um plano de implementação baseado na sua avaliação.
· Consiga apoio de adultos, incluindo todos os tipos de doações e apoios financeiros.
· Localize um currículo de resolução de conflitos ou parceiro com grupos de resolução de conflitos na sua área.
· Dê início – ensine, pratique.
· Expanda e melhore o programa.
· Supervisione e avalie seus esforços de implementação.
Passos principais para a resolução de problemas de forma efetiva e pacífica:
· Identifique que tipo de emoções você está sentindo.
· Analise o conflito.
o Quais são suas preocupações?
o Qual o seu relacionamento com a outra pessoa?
o Como é que esse conflito faz você se sentir?
· Comunicação.
o Permita que cada pessoa possa manifestar sua visão sobre o problema;
o Preste atenção enquanto a outra pessoa esteja falando, não interrompa;
· Identifique o problema.
o Manifeste claramente qual a sua visão do problema e permita que outras pessoas tenham a mesma oportunidade;
o Diga o que precisa ser mudado;
· Busque soluções: discuta idéias que poderiam diminuir o problema.
· Escolha a solução.
o Avalie quais idéias teriam melhor chance para aliviar o problema;
o Tenha certeza de que está claro o que cada uma das partes tem que fazer;
· Escolhendo: discuta o que pode ser feito para evitar problemas ou situações similares no futuro.
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