Patrulhas operadas por jovens nas instalações das escolas ajudam na prevenção de crimes e redução do medo. As principais funções da patrulha jovem são:
· Ser uma forma visível de inibição das atividades criminais;
· Produzir e treinar ajudantes para operações que não exijam confronto direto;
· Envolver um grande número de jovens em atividades escolares e comunitárias;
· Ajudar a identificar as ameaças reais ao ambiente escolar;
Regras e regulamentos para uma patrulha jovem:
a) Os jovens serão sempre supervisionados por um mentor adulto.
b) Os jovens não irão interferir diretamente em nenhum crime, eles irão simplesmente denunciar o crime.
c) Os jovens irão ser treinados para notificação de violações sérias para o mentor adulto, de forma privada.
d) Os jovens irão receber treinamento adequado de como se portar dependendo de cada situação.
A Patrulha de jovens, nas escolas, pode ser uma honra, até mesmo uma “coisa legal”. O resultado é muito positivo, sendo que em muitas escolas os jovens constantemente revelam a vontade de participar, porém a escolha da patrulha deve ser criteriosa. Por exemplo, para entrar para a Patrulha Jovem é necessário ter boas médias escolares, liderança, engajamento social e participação no JCC. Além do mais é imperioso lembrar que o jovem A convocação de jovens como parceiros ativos no desenvolvimento da segurança da escola aumenta a dedicação deles na prevenção ao crime, possibilita uma ajuda adicional na identificação de problemas ou problemas potenciais e reduz o medo e o crime. Esse é o motivo pelo qual, muitas escolas optaram por patrulhas de estudantes.
ü O conceito é simples: Jovens trabalham juntos em uma estrutura formal, com a ajuda de adultos, para patrulhar a vizinhança ou as instalações da escola, em pares ou grupos pequenos, atuando sem confronto para manter a ordem, aplicar as regras e notificar crimes ou ameaças de crimes.
ü Os jovens não são usados para prender os criminosos. Eles servem apenas como mediadores, após treinamento adequado. Os membros da patrulha podem ajudar na educação preventiva para os estudantes e funcionários.
Existem pelo menos seis maneiras de fortalecer a segurança através do patrulhamento juvenil:
· Jovens – dentro ou fora do patrulhamento – se sentem mais responsáveis pela escola ou comunidade porque eles vêem os adultos como parceiros nas responsabilidades.
· Amigos podem ser mais eficientes que adultos na cooperação com os jovens, especialmente com treinamento adequado.
· Membros da patrulha ajudam a mostrar o exemplo e determinar expectativas para o comportamento dos amigos.
· Membros da patrulha observam e notificam não somente crimes específicos ou violações de regras, mas também os problemas que poderão levar a crimes.
· Uma patrulha ativa e bem sucedida motiva outros jovens a notificar crimes ou ações similares.
· Uma patrulha bem estruturada, uma que envolva uma grande diversificação de jovens da comunidade ou escola, cria um senso de unidade e comunidade.
ü Patrulhas são efetivas? Escolas e comunidades começaram patrulhas porque eles viram a necessidade e as mantêm porque viram resultados. Patrulhas têm conseguido evitar que crimes ocorram. A presença da patrulha reduz brigas, vandalismo e outros tipos de preocupações comuns aos pais. As patrulhas conseguem informações que ajudam na solução de crimes. Os membros da patrulha são procurados por estudantes com informações sobre problemas em potencial, as quais permitem que as autoridades foquem mais na prevenção do que na reação. Patrulhas oferecem ajudas reais em todos os tipos de escolas e comunidades.
A visibilidade da Patrulha tem um tremendo impacto na comunidade em geral, no corpo estudantil e no ambiente escolar. Os jovens que atuam na “Patrulha de Jovens” são identificados pelos coletes. Eles os usam para serem identificados entre os demais jovens da escola e para mostrar o seu orgulho de participar desse componente nunca atuará sozinho, mas sempre acompanhado de funcionários da escola, como funcionários da administração, professores, zeladores ou outros.
Os membros da ‘Patrulha de Jovens’ devem criar e projetar a sensação de uma boa família. Eles se tornam uma força positiva que se preocupa com a escola ou a comunidade, seus cidadãos e o ambiente que os cercam.
Todos os membros da ‘Patrulha de Jovens’ têm que ser treinados por uma pessoa qualificada (representante de recursos da escola, colaboradores do JCC, Policial Orientador, etc.) antes de fazer qualquer patrulhamento. Com o treinamento recebido e a ênfase na não confrontação, o trabalho a ser desenvolvido se tornará mais seguro e viável, evitando contratempos e possíveis dissabores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário