sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Componente 07 - Mediação

Mediação

A mediação oferece uma Resolução de Conflitos melhorada entre as pessoas, com mediadores treinados que auxiliam na busca de suas próprias resoluções mútuas.
Como praticado nas escolas, Conciliação entre Amigos é um processo no qual dois estudantes treinados em conciliação escutam os outros estudantes (os quais chamaremos de “parte em disputa”) e ajudam na criação de soluções apropriadas para o conflito. Comumente essas “partes em disputa” escolhem ir para a conciliação após serem pegas brigando na escola.
Os mediadores não dão respostas às partes envolvidas no conflito. Eles não dizem o que fazer ou obrigam a ninguém a se desculpar. Certamente, eles também não punem. Eles não notificam os professores ou diretores. Eles somente conduzem o processo e completam alguns relatórios simples e confidenciais para o coordenador.
Mediação é uma alternativa voluntária às tradicionais conseqüências punitivas. Nós a aplicamos somente quando a situação é séria o suficiente e, se for ignorada, daria a impressão de estar por criar uma gravidade, mas que ainda não tenha chegado a tal ponto. O objetivo da mediação é, ao invés de punir, fazer com que os estudantes percam menos aulas, mas também que eles aprendam a lidar com a maioria das situações de confronto pessoal por conta própria – sem a necessidade de envolverem adultos e sem criar um problema ainda maior para eles mesmos. Em um programa bem planejado e implementado, a maioria das disputas irão se resolver com alguma forma de acordo. Isso não significa que o acordo será perfeito. Isso apenas significa que as partes em disputa concordaram que o processo foi justo e razoável e que as soluções propostas são aceitáveis.
Algumas escolas permitem a mediação entre adultos e estudantes quando ambas as partes concordam e quando a questão não é uma questão séria de quebra de regras da escola. Mesmo que essa alternativa seja efetiva, nós damos ênfase ao relacionamento entre os estudantes; mediações entre adultos e crianças deverão ser consideradas somente quando o programa de mediação entre estudantes estiver bem implementado e de sucesso comprovado.
Mediação não é funcional para todos os tipos de conflito. Alguns exemplos de conflitos que não envolvem o programa de mediação são: aqueles que envolvem violência física ou potencial para isso; aqueles que requerem suspensão escolar; qualquer coisa ilegal.
Muitas escolas que se preparam meticulosamente para implementação do programa de mediação entre alunos encontram uma significante diminuição na aplicação de advertências disciplinares – entre 70 a 80%. Mais concretamente, os estudantes podem evitar serem punidos por problemas menores. De uma forma mais positiva, o programa os ajuda a entender que eles realmente podem fazer algo significante em relação aos problemas que eles têm com outras pessoas. Professores e administradores podem se concentrar no ensino e planejamento ou na solução de problemas mais graves. Para iniciar um processo de mediação, leva-se menos tempo do que normalmente levaria caso a questão fosse exposta na sala de aula. O processo de mediação geralmente faz com que os estudantes que participam da sessão normalmente não voltem a repetir a situação que deu origem à mediação.
O que você precisa:
·      Material de treinamento em mediação e instrutores de um grupo local de mediação;
·      Um lugar quieto e privado para as sessões;
·      10 a 12 horas para treinamento básico dos mediadores (mais a recapitulação regular, pelo menos uma vez ao mês).

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